Deflagrada operação policial contra crimes de estelionato e organização criminosa em vários municípios do interior do Rio Grande do Sul.

Na manhã desta terça-feira, 02 de julho, a Polícia Civil, através da 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo, desencadeou operação policial em decorrência de investigação de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa. Uma pessoa foi presa em flagrante. 

Durante a ação, houve a execução simultânea de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Passo Fundo, Erechim, Cacique Doble e São José do Ouro, além de Primavera do Leste e Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso. 

A operação contou com o apoio do SIPAC da 6ª Delegacia de Polícia Regional do Interior e das delegacias locais: Draco, DHPP, 1ª DP, DP Ernestina. 

Também houve o auxílio da 2ªDelegacia de Polícia e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Erechim, Delegacia de Polícia de Cacique Doble, Sananduva e São José do Ouro. 

No Mato Grosso houve a cooperação da Delegacia de Polícia de Primavera do Leste, Paranatinga e CIOPAER (efetivo aéreo da Polícia Civil de Mato Grosso). 

Nesta terça-feira, 02 de julho, foram executadas buscas, com êxito na recuperação dos objetos do crime que estão avaliados em mais de 15 milhões de reais. 

No total, foram apreendidas grande quantidade de documentos, celulares, notebooks, computadores, duas espingardas, munição, um veículo, duas plantadeiras, três colheitadeiras, dois autopropelidos/pulverizadores, um graneleiro, duas retroescavadeiras, uma escavadeira de esteira, quatro caminhões, além de outros equipamentos agrícolas.

O maquinário foi adquirido mediante fraude contra empresas de Passo Fundo e região, bem como instituições bancárias, onde os estelionatários usavam especialmente documentos falsos.

 Após a entrega das máquinas, seus sistemas de GPS eram retirados para dificultar a localização posterior. A investigação segue em andamento.