Enchentes- Monitoramento Hidrológico divulgado neste sábado 18 de maio.

De acordo com o boletim divulgado neste sábado, 18 de maio, por volta das 10h45min, pela Sala de Situação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nas últimas 24 horas foram registrados baixos volumes de chuva no Estado, com acumulados de até 35 mm pontualmente na região norte e nordeste.

Apesar das baixas precipitações, ainda ocorre a lenta propagação das cheias da Região Hidrográfica do Guaíba para a Laguna dos Patos. 

O rio Jacuí apresenta lento declínio, porém ainda em níveis elevados entre rio Pardo e o delta do Jacuí. Os rios Taquari e Caí seguem em constante declínio e já apresentam níveis se normalizando à montante da bacia, porém perdurando a cheia na sua foz. Por outro lado, o rio do Sinos e o rio Gravataí apresentam lento declínio, mas ainda acima da cota de inundação.

O nível do Guaíba mostrou lento declínio durante a sexta-feira, 17 de maio, com uma taxa de 15 a 20 cm por dia, com tendência de manter essa taxa durante os próximos dias.

O rio Guaíba deverá se manter em níveis elevados e com prolongamento da cheia durante essa próxima semana ainda. Quanto à Laguna dos Patos, ela continua variando em níveis elevados, nesse momento apresentando estabilidade. 

Fonte - Sala de Situação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Foto- Giulian Serafim – Prefeitura Municipal de Porto Alegre