Ponte danificada, água brotando do solo, danos em lavouras, os efeitos da forte chuva em Guia Lopes

Ponte danificada, água brotando do solo e danos em lavouras, os efeitos das fortes chuvas na comunidade de Guia Lopes Sul em Santa Rosa.

As fortes chuvas torrenciais que atingiram a cidade de Santa Rosa, na última quarta-feira, 01 de maio e quinta-feira, dia 02, causaram muitos transtornos e danos em residências que ficaram, em alguns locais, submersas com a cheia do Rio Pessegueirinho no Bairro Planalto e outras localidades.

No interior, o estrago também foi imenso, com alagamentos e destruição.

Na comunidade de Esquina Guia Lopes Sul, a ponte que dá acesso a uma pedreira e residências de agricultores, sofreu muitas avarias devido a cheia do rio Pessegueirinho e a forte correnteza que destruiu a cabeceira da mesma, impossibilitando o tráfego de veículos leves e pesados no local.

De acordo com informações levantadas pela nossa reportagem, desde 1983 não ocorria danos com enchentes na localidade. Pessoas que residem há mais de 40, 50 anos, relataram nunca ter presenciado uma situação como a que ocorreu nos últimos dias com a enchente do Rio Pessegueirinho.

Em Guia Lopes Sul, as imagens são desoladoras com plantações de soja destruídas pela enchente. O altíssimo volume de água da chuva acumulada no solo em meio a uma lavoura, fez brotar do meio da terra, uma espécie vertente que escorria forte pelo barranco caindo em uma valeta. Uma imagem que mensura o quanto o solo vermelho recebeu de água em poucos dias de intempérie.

Na propriedade de Marcos Adalberto, também na Guia Lopes Sul, nossa reportagem se deparou com outra cena impressionante. A água acumulada no solo na parte alta da propriedade, desce com tanta força que verte como uma nascente na parte baixa escorrendo pelo terreno até a estrada. São os caminhos das águas após dias de chuvas fortes, enchentes, destruição e muita solidariedade aos atingidos, mas isso será pauta de outra matéria.

Reportagem Silvio Brasil e Lupa Notícias- www.lupanoticias.com.br Whatsapp para reportagens - (55) 9-8111-8747 E-mails- [email protected] #SilvioBrasilVerdades