Recuperação de escolas e acesso a benefícios para atingidos pela enchente, foram pautas de reunião entre Ministério Público e Governo Federal.

A subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Barrios, participou na tarde desta sexta-feira, 7 de junho, de reuniões com o governo federal para tratar de ações governamentais para a reconstrução do Rio Grande do Sul.

Na primeira reunião, a subprocuradora-geral esteve reunida com o Ministro da Educação, Camilo Santana, e com o Ministro Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, além de prefeitos. Em pauta, a reconstrução e a recuperação de escolas atingidas pelas enchentes em diferentes regiões do Estado.

 Conforme o governo federal, ao menos 35 escolas precisarão ser reconstruídas. Outras 1 mil escolas, de algum tipo de reforma. 

Isabel Barrios destacou aos governantes a importância de se atentar ao local para a construção dos novos prédios – distantes de áreas anteriormente inundadas. 

Na segunda reunião, além de Paulo Pimenta, também representou o governo federal o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Nesta agenda, que discutiu como os municípios do Estado podem acessar recursos da União para reconstrução, Isabel Barrios destacou o papel de intermediação do MPRS junto às prefeituras.

É por este papel, inclusive, que o Ministro Paulo Pimenta convidou o MPRS para ser membro permanente das reuniões que envolvam gestores públicos municipais.

Conforme o ministro, o conhecimento da instituição em relação ao regramento legal e a interlocução com os municípios facilitarão à aplicação das políticas para recuperação das regiões.

Fonte e fotos- Ministério Público do Rio Grande do Sul.