16 anos de dedicação, humanização e zelo pela saúde das pessoas. Elenir de Fátima de Bairros Brum é uma apaixonada por sua profissão, Agente Comunitária de Saúde.

Neste dia 16 de junho de 2024, a Agente Comunitária de Saúde de Santa Rosa, Elenir de Fátima de Bairros Brum ou simplesmente Elenir Brum como é conhecida de forma carinhosa, tem razões suficientes para comemorar. Ela está completando 16 anos de dedicação e zelo pela saúde alheia. Ela se define como uma apaixonada pela sua profissão.

Para a nossa reportagem em uma conversa emocionada, ela destacou que no 16 de junho do ano de 2008 entrou para um trabalho que não conhecia, uma vez que jamais havia recebido visitas e nem ter conversado com um Agente Comunitário de Saúde. Ainda conforme Elenir Brum, onde residia não era área de atuação de agentes de saúde.

 

Relata que naquela data em 2008, fez um curso introdutório para conhecer o trabalho, logo foi a campo e acabou nutrindo uma paixão avassaladora pela profissão. Soube a partir daquele momento que esse era o oficio para sua vida.

A Agente Comunitária de Saúde, moradora na Vila Oliveira no bairro central, destaca com lágrimas emocionadas rolando dos olhos, que conheceu muitas pessoas, fez e vem fazendo um grande círculo de amizades. Seu dia a dia é pensar e zelar pela saúde e bem estar das pessoas. Procura a todo instante dar o máximo de si para atender a quem necessita de seus cuidados e atenção.

Olhando para frente como se estivesse fazendo uma volta ao passado, ela conta que nesses 16 anos de trabalho, passou por  muitas alegrias, conquistas e também infelizmente, tristezas e estresses, pois quando alguém precisa de sua ajuda e ela  não consegue atender da forma como gostaria, uma vez que não depende só dela, mas dos gestores, tudo fica complicado e sofre ao ver e presenciar o martírio alheio. 

Nesse momento é preciso calar-se ao ouvir desculpas esfarrapadas, ao saber que é sim possível fazer algo e não fazem. 

Com uma expressão firme e olhar fixo, Elenir Brum enfatiza que fica  furiosa e por causa disso possui muitos desafetos, simplesmente porque procura fazer um trabalho sério, humanizado e responsável pelo qual ganha uma remuneração mensal e por isso não se cala, denuncia quando observa alguma  negligência contra idosos e crianças.

Como uma defensora dos mais necessitados e fragilizados, Elenir Brum procura o setor competente,  mas muitas vezes não dá em nada, ficando de mãos amarradas porque não depende mais de sua boa vontade e dever que a profissão exige, porém, tem a certeza que fez e agiu da forma como podia e dali em diante a responsabilidade não é mais dela e sim dos outros setores.   

A Agente Comunitária de Saúde nesses 16 anos de profissão acompanhou muitas gestantes com visitas mensais fato que propicia observar o crescimento do bebê que mesmo tendo saúde e perfeição é mais um cidadão que necessita de seus cuidados.

Por outro lado, quando recebe um diagnóstico de uma pessoa com alguma doença grave, seu coração se entristece e buscar  fazer o possível e as vezes até o impossível para amenizar a dor e o sofrimento do paciente e ocorre a partida do mundo material para o espiritual, é acometida por uma imensa tristeza em seu coração, um vazio imenso toma conta de si por muito tempo, nessas situações o alívio vem através do choro e lágrimas, é dessa forma que a Agente Comunitária de Saúde da cidade de Santa Rosa, região noroeste do Rio Grande do Sul, ganha através de Deus forças para ser o alicerce da família que sofreu a perda. 

Demonstrando satisfação, ela acrescenta que no outro dia lá está, firme e forte para oferecer seus serviços desta vez poder consolar a tristeza e aflição alheia. 

Essa é a vida que poucas pessoas conhecem sobre o que ser uma Agente Comunitário de Saúde que ama sua profissão. 

Com a finalidade de conseguir ajudar ainda mais as pessoas, Elenir Brum entrou para o Conselho Municipal de Saúde de Santa Rosa, onde já está há mais de 10 anos, representando os agentes de saúde e de endemias como conselheira. 

Sendo uma testemunha das injustiças sofridas pelos servidores públicos, a incansável Agente Comunitária de Saúde, Elenir de Fátima de Bairros Brum, entrou para a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais. 

Nossa reportagem parabeniza e aplaude de pé esta que é sem sombras de dúvidas uma servidora exemplar e dedicada naquilo que faz e preza pela saúde e diretos dos cidadãos de Santa Rosa.