Partido Liberal (PL) de Santa Rosa divulga nota sobre o caso do Vereador Rodrigo Bürkle, detido por duas vezes em São Leopoldo por estar supostamente sob efeitos de entorpecentes.

A primeira detenção do vereador Rodrigo Valmor Bürkle de Santa Rosa, ocorreu há 10 dias atrás, quando o mesmo, foi abordado por homens da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo. Segundo a Guarda Municipal daquele município, o vereador estava desorientado caminhando entre os carros no meio da pista.  

Ele teria resistido à abordagem, tentou fugir e ameaçou os guardas que diante da situação acionaram apoio.   O vereador foi conduzido à delegacia, onde após prestar depoimento foi liberado. 

No mesmo dia, já um pouco mais tarde, uma guarnição da Brigada Militar foi acionada para uma ocorrência de desordem. 

Segundo o relatório, o parlamentar ainda supostamente sob efeito de entorpecentes, invadiu uma área militar afirmando ser vereador da cidade de Santa Rosa. 

A Brigada Militar, o conduziu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) daquele município. O auto de prisão em flagrante foi lavrado. 

Rodrigo Valmor Bürkle tinha antes dos lamentáveis episódios se lançado pré-candidato a prefeito de Santa Rosa pelo Partido Liberal (PL).

Diante da situação envolvendo Rodrigo Valmor Bürkle, fato que chamou a atenção da opinião pública e do meio político da cidade, o Partido Liberal (PL) através de sua presidência,  no dia 16 de junho de 2024, publicou uma nota na rede social Instagram destacando que o edil já havia retirado seu nome da Pré-candidatura para prefeito em 10 de junho de 2024, para fins de licença objetivando a realização de tratamento de saúde e atenção familiar. Conforme a nota, Rodrigo Valmor Bürkle teria ingressado no PL no mês de abril deste ano.

A nota ainda destaca que a situação do pré-candidato seria apreciada em uma reunião do partido agendada para esta terça-feira, 18 de junho, motivo pelo qual não havia sido tornada pública a sua desistência. Ainda é ressaltado na nota que o Partido Liberal (PL) não coaduna com qualquer tipo de desvio de conduta de seus membros, não promove qualquer tipo de pré-julgamento em respeito ao direito constitucional de defesa, razão pela qual oportunizou ao Vereador Rodrigo Valmor Bürkle apresentar as suas alegações sobre o ocorrido e das imputações que lhe foram feitas e publicadas recentemente. 

A sigla ainda enfatiza na nota que lamenta o ocorrido em São Leopoldo e que aguarda a apuração dos fatos e serem elucidados pela polícia proporcionando ao mesmo a ampla defesa e contraditório. 

Ao final a nota assegura que por decisão da presidência do partido em Santa Rosa, homologou o pedido de retirada do nome de Rodrigo Valmor Bürkle como pré-candidato a prefeito e em breve anunciará alternativas para a apreciação da comissão executiva reafirmando o compromisso da sigla PL com princípios éticos e legais. 

Link da nota na íntegra!

https://www.instagram.com/p/C8SbbnwJVnW/