Capacitação em Cândido Godói teve como tema o manejo produtivo de abelhas.

Na quarta-feira, 05 de junho, agricultores e extensionistas de 11 municípios participaram em Cândido Godói, de uma capacitação sobre manejo produtivo de abelhas, promovida pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). O tema se torna relevante neste período em que as colmeias precisam de atenção especial em virtude do inverno que se aproxima. 

Para colher mais mel é preciso alimentar as abelhas, o que também é importante para fortalecer e evitar a mortandade de colmeias. Se existir pólen, orienta-se oferecer alimentação de subsistência. Se não existir, oferecer alimentação do tipo proteica. Neste sentido, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Santo Antônio das Missões André de Oliveira conduziu sua fala e demonstrou, na prática, formas de alimentar as abelhas no atual período. Conforme destacou o engenheiro agrônomo, na entrada do inverno há redução das floradas naturais, por isso é importante entrar com a alimentação artificial para manter a entrada de proteína na colmeia, com isso, a postura da rainha se mantém e, consequentemente, a população da colmeia”. 

Na entrada do inverno é importante proteger as colmeias. Recomenda-se colocar redutores nos alvados, retirar a melgueira e colocar entretampas sobre os ninhos, assim como vedar frestas das caixas. Torna-se necessário resguardar as colmeias dos ventos frios, afastá-las do solo e favorecer a insolação direta. André de Oliveira lembrou ainda que no final do inverno, durante as alimentações estimulantes, cuidados especiais devem ser adotados para evitar a pilhagem entre as colônias, sobretudo, nas mais fracas e despovoadas. 

A coincidência da realização da capacitação no Dia do Meio Ambiente tem um propósito especial, uma vez que, conforme lembrado pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Cândido Godói, Elton Naumann, a apicultura é uma atividade relevante quando se fala em ecossistemas, para um equilíbrio da fauna e flora, com papel importante na preservação da biodiversidade, além de contribuir para segurança e soberania alimentar de famílias. 

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi reconhece a importância de ações como essa, uma vez que o inverno exige cuidados especiais, além de a apicultura ter muito potencial ainda a ser aproveitado na região de Santa Rosa. Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar dispõem de indicações de receitas diversas para alimentação suplementar apícola. 

Fonte- Deise A. Froelich - Assessora de Imprensa da Emater/RS-Ascar- Regional Santa Rosa.

Fotos: José Schafer