Dia da Abelha é realizado em Nova Candelária

A ação promovida no município de Nova Candelária, nesta quinta-feira, 23 de maio, reuniu diferentes gerações no evento denominado “Dia da Abelha”, que aliou exposição, palestras, demonstrações, concurso fotográfico e comercialização de produtos apícolas, flores e adubos. O evento ocorreu no ginásio da Escola Nossa Senhora da Purificação. 

A abelha foi abordada como símbolo de cooperação, sustentabilidade e equilíbrio entre humanidade e natureza.

A cooperação pode ser observada desde a organização do evento, promovido pela Associação dos Apicultores e Meliponicultores Amigos das Abelhas, que contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi Noroeste, Escola Nossa Senhora da Purificação, Emater/RS-Ascar, Adubasul, Fetag e Setrem. 

“A importância da organização dos produtores através da Associação, que possui atualmente 13 participantes dos municípios de Nova Candelária, Boa Vista do Buricá e Crissiumal, cujos resultados são importantes para todo o ecossistema, impactando na disponibilidade de produtos como o mel e também na polinização e manutenção da produção agrícola e da biodiversidade”. Destacou Jorge Luiz Steiger, prefeito em exercício. 

Os impactos também estiveram presentes na abordagem do médico veterinário Victor Carrara, presidente da Associação dos Apicultores e Meliponicultores, que conduziu a palestra intitulada “A Importância das Abelhas para a Vida”. As contribuições da apicultura e da meliponicultora para a sustentabilidade, em suas dimensões econômica, social e ambiental, receberam ênfase na palestra. 

O público pode conferir mais informações sobre algumas das 23 espécies de abelhas sem ferrão existentes no Rio Grande do Sul, entre elas a borá, iraí, mirim, jataí e tubuna, assim como as características do mel produzidos por cada espécie.

Além do mel, puderam ser visualizados outros produtos, como própolis, vinagre de mel, cera mista e velas, produzidos a partir da meliponicultora.

Fonte- Assessoria de Imprensa da Emater-RS-Ascar regional Santa Rosa